sábado, 21 de novembro de 2009

Como escolher um bom carro...







A importância de entender um pouco de aerodinâmica de um carro se faz necessário para esclarecer a finalidade de algumas peças desconhecidas do automóvel, como por exemplo, o aerofólio e o spoiler. Em muitos casos são consideradas opcionais e o comprador só faz a escolha pelo acessório se julgar bonito, um item que vai embelezar, sem fazer a menor idéia se aquilo vai ajudar ou atrapalhar.





Antes de detalhar esses componentes, vale relembrar que a aerodinâmica atua constantemente sobre o carro, afetando seu desempenho, consumo e estabilidade. Em razão dessa estreita ligação com dados importantes na concepção de um novo veículo, os fabricantes investem milhões para tornar a aerodinâmica cada vez mais eficiente. Sabendo disso, não vá colocar um enfeite no seu carro apenas para ser diferente. Procure saber se não vai comprometer o consumo, mas principalmente a estabilidade.

Explicar o que é a aerodinâmica, podemos resumir na eficiência ao cortar o ar. Essa eficiência é conhecida por coeficiente de resistência aerodinâmica, ou como aparece na ficha técnica de um carro, apenas Cx. Então para criar um carro econômico e veloz, basto se preocupar com a aerodinâmica? Pois então, não é tão simples assim, alguns fatores também devem ser considerados, como a estabilidade.

Um bom exemplo são os carros de Fórmula 1. Os engenheiros usam e abusam dos princípios da aerodinâmica para fazer com que o carro consiga ter ao mesmo tempo estabilidade e desempenho invejáveis. Mas a grande tarefa está na equação para obter o desenho perfeito a fim de conseguir o melhor desempenho tanto nas retas quanto nas curvas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário